Print Plus X Outros Compostos

Tempo de leitura: 2 minutos

Com 35 anos de experiência em revestimento com borracha, a PCR possui como um dos grandes destaques de sua linha de cilindros (rolos) para a indústria moveleira, o composto Print Plus – formulação exclusiva PCR desde 2014.

As formulações de borracha Print Plus, que podem ser nas cores bordô (cor exclusiva PCR) ou preta, foram desenvolvidas com o objetivo de apresentar desempenho técnico superior na aplicação de pintura e impressão direta e indireta de móveis. Além de possuir grande resistência mecânica e alta resiliência (capacidade de absorver impactos e retornar a sua forma original), o que lhe garante menor deformação e uma durabilidade muito maior em relação à borracha padrão (tradicionalmente na cor cinza), outra característica é a baixíssima porosidade comparando à formulação padrão, o que garante uma impressão com definição superior e sem “velaturas”.

Devido a sua formulação utilizar elastômeros de última geração, o desempenho do composto Print Plus em testes de resiliência e deformação permanente por compressão, se comparado às formulações tradicionais, supera em até 3x os resultados apresentados, o que se traduz em um aumento de vida útil incomparável. Confira abaixo os gráficos comparativos.

DEFORMAÇÃO PERMANENTE POR COMPRESSÃO

A análise de Deformação Permanente por Compressão (DPC) indica o grau com o qual a borracha fica permanentemente deformada por uma carga compressiva prolongada.

No caso de revestimentos de cilindros, o resultado indica o grau de amassamento que uma borracha sofrerá ao receber uma carga compressiva. Logo, quanto menor o resultado, menor será o amassamento.

RESILIÊNCIA

A análise de resiliência está relacionada ao quanto uma borracha absorve da energia aplicada sobre ela. Esta energia mecânica absorvida é transformada basicamente em energia térmica, que causa degradação no elastômero.

Em sistemas rotativos, como é o caso de cilindros, consideramos que o sistema recebe uma carga, aplicada pela pressão exercida sobre a peça, e uma descarga a cada rotação. Devido a não linearidade dos compostos elastoméricos, devemos considerar a histerese, que é a tendência de um material ou sistema de conservar suas propriedades na ausência do estímulo que as gerou.

Neste caso, quanto maior a resiliência, menor a histerese, ou seja, maior a tendência da borracha em retornar ao seu estado original a cada rotação.

Além dessas características, é notável a diferença de acabamento superficial. Em durezas que é possível realizar a medição, apresentam resultados de rugosidade superficial abaixo de 0,7 Ra.

Adilson Rigo

Gerente Técnico

Químico Industrial – CRQ-V 05201751

Excelente custo-benefício com os diferenciais que importam para sua indústria.

Vamos conversar?
📞 (54) 2105 9300
📧 vendas@pcr.ind.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *