EPDM x Silicone – qual composto ideal para seu processo?

Tempo de leitura: 1 minuto

Tanto Silicone quanto EPDM são tipos de borracha com características específicas e únicas. Para escolher entre um e outro, deve-se observar o processo da sua indústria.

O EPDM (Etileno-Propileno) é uma borracha sintética que tem como característica principal a excelente resistência aos agentes químicos, como ácidos, álcoois e cetonas.

Já o silicone é uma borracha altamente flexível tendo sua cadeia polimérica formada principalmente por Silício e Oxigênio, o que garante mais resistência à altas temperaturas.

Como já dissemos, o que devemos considerar antes de optar por um ou outro é observar onde a peça irá trabalhar. Por exemplo: se a peça irá trabalhar com temperatura muito elevada (acima de 130°C), obrigatoriamente deverá ser optado pelo silicone, pois esta temperatura ultrapassa a resistência do EPDM.

Outro fator que deve ser considerado é o contato com agentes químicos (solventes, diluentes, produtos de limpeza), onde a utilização do silicone não é indicada, já que o mesmo não possui resistência química. O contato com estes agentes altera a estrutura do silicone, podendo alterar de forma drástica o resultado do produto final.

No processo moveleiro, essa diferença tem influência total no resultado da linha de pintura. Preparamos um material específico para tratar das diferenças destes dois compostos. Baixe nosso e-book. Clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *