PCR obtém Selo eureciclo

Tempo de leitura: 3 minutos

Pesquisas indicam que a consciência ambiental é algo cada vez mais presente entre os consumidores brasileiros, sendo suas preocupações bem abrangentes. A valorização de produtos de marcas que assumem atitudes sustentáveis e a análise dessas questões na hora de decidir em quais produtos investir seu dinheiro está muito em foco.

Pensando nisso e, também, para se adequar a legislação de logística reversa de embalagens, a PCR realiza a compensação ambiental através da eureciclo (https://www.eureciclo.com.br/). Neste ano, efetuando a compensação em todos os estados em que as vendas de produtos foram feitas e, dessa forma, obtendo um importante selo, o eureciclo.

Ao carregar este sorriso, as empresas podem comunicar seu engajamento com a valorização do trabalho de operadores de coleta e triagem, enquanto os consumidores podem reconhecer e optar por marcas que investem no desenvolvimento da cadeia de reciclagem do Brasil.

Em resumo, o processo funciona assim: as empresas destinam recursos para a cadeia de reciclagem a fim de mitigar o impacto ambiental de suas embalagens pós-consumo e recebem em troca Certificados de Reciclagem. Os certificados comprovam que uma determinada massa de embalagens dentro dos grandes grupos (papel, plástico, vidro ou metal) foi direcionada à reciclagem pelos operadores. Para cumprir as metas de logística reversa de embalagens pós-consumo definidas nacionalmente, as empresas devem adquirir uma quantidade de Certificados de Reciclagem que seja equivalente a pelo menos 22% da massa total de embalagens colocadas no mercado pela empresa.

Para receberem os Certificados de Reciclagem as empresas passam por três principais etapas que sintetizam a operação do projeto.

1- Homologação dos operadores parceiros
Os operadores coletam e separam as embalagens pós-consumo por grupo de material (papel, plástico, vidro e metal) e comercializam os materiais recicláveis para empresas recicladoras. Para se tornarem parceiros, eles passam por um processo de homologação que verifica as condições de trabalho e de operação, os documentos gerais e o destino dos recicláveis por meio das notas fiscais.

2- Rastreamento e validação das notas fiscais ofertadas pelos operadores
As notas fiscais são utilizadas porque são documentos robustos e únicos. Desta forma, elas servem como um lastro para atestar que aquele material foi, de fato, reciclado, além de incentivar a formalização do mercado. Além disso, é requisito obrigatório que a destinação dos materiais recicláveis identificada nas notas fiscais seja para as indústrias de transformação ou recicladores finais. Por fim, a validade do conteúdo da nota fiscal é verificada por meio do site da Receita Federal, análises estatísticas e visitas in loco. Todo esse processo é validado por uma auditoria externa.

3- Por fim, os Certificados de Reciclagem são requisitados pelas empresas
As empresas que desejam comprovar que realizam a logística reversa calculam a massa de embalagens de seus produtos comercializados. Nesse cálculo são consideradas todas as embalagens que envolvem os produtos, incluindo as embalagens destinadas ao seu transporte. Além disso, os dados de massa de embalagens são autodeclarados pelas empresas, que assumem a responsabilidade legal por sua veracidade. Para evitar equívocos, podem ocorrer conferências para validar a autenticidade dos dados.

Para saber mais, entre em contato:

📞(54) 2105 9300⠀
📧vendas@pcr.ind.br⠀

#PCR #borracha #peçastécnicas #revestimentocomborracha #indústria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *